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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ATIVIDADE "HISTORIAS EMPREENDEDORAS"

Colégio Santa Madre
Aula do dia 26/02/2016
Disciplina: Empreendedorismo
Professor: Carlos Regis Araújo Pereira
Turmas do Ensino Médio

ATIVIDADE PARA AS EQUIPES
·         Escolha um dos textos abaixo para realizarem a atividade
·         Cada equipe vai socializar sua interpretação do texto escolhido, através de (dramatização, elaboração de painel, de forma de noticias, dinâmicas), ficar a escolha para cada equipe.
·         Duração 10 minutos para cada equipe.
·         Numa cartolina destaque as características do empreendedor

HISTORIA EMPREENDEDORAS.

Nascido no Uruguai, Daniel Mendez veio para o Brasil quando jovem com o objetivo trabalhar e alcançar um lugar de destaque, embora jamais imaginasse que se tornaria um empreendedor de sucesso. Mas, como todo o começo é difícil, ele trabalhou como garçom, trabalhou em hotéis, tudo até juntar dinheiro e conseguir a sua própria empresa no ramo de alimentação, a Sapore, que obteve sucesso em pouco tempo. O empresário também passou por maus percalços e chegou à beira da falência. Mas, como todo o bom empreendedor de sucesso e líder, Daniel soube sair da crise, reestruturar o negócio, não desistir e consegui fazer com que a marca voltasse a faturar e muito. Este é um bom exemplo de como saber se sobressair diante das situações problemáticas, sempre com calma para encontrar a melhor solução sem dissolver a marca.

Daniel Mendez, fundador da Sapore.

Destaque as 03 características empreendedoras.
Guilherme Paulus teve a ideia de criar a CVC depois de ler o livro “O Maior Vendedor do Mundo”, de Og Mandino, que traz a história de um simples guardador de camelos que ficou rico a partir do seu trabalho. Depois da leitura, o empresário adotou esta ideologia em sua vida, e focou como objetivo abrir uma empresa que se consagrasse no seu setor, superando as concorrentes.
Além disso, Guilherme também credita o fato de ser um dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil à sua paixão pelo trabalho, o que o ajudou a nunca desistir, mesmo nos momentos mais difíceis. Foi com este objetivo e determinação que o empresário abriu a CVC, empresa de viagens e turismo, que é uma das mais bem sucedidas no Brasil.
Destaque 03 características empreendedoras






Celso Silva, Filho de pais humildes, Celso conta que começou a ajudar financeiramente a família quando tinha apenas 7 anos, na cidade de São José do Rio Preto. “Fiz uma caixa bem rústica e comecei a engraxar sapatos na rua. Depois, fui entregador de jornal e consegui uma colocação em uma confecção de roupas, onde trabalhei até os 17 anos”, recorda.
No entanto, Celso via poucas perspectivas de crescimento em seu emprego, e não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de mudar para uma indústria que fabricava máquinas de fazer lentes. “Fiz o lançamento deste produto no Brasil. Viajava o país inteiro de carro para oferecer nas óticas, mas tive muitas dificuldades no início, pois era algo desconhecido. As únicas opções que existiam no mercado eram importadas e caras”, diz.
Superada esta dificuldade inicial, o jovem teve uma ideia para ganhar um dinheiro extra. Entrou em contato com um fabricante de armações e encomendou alguns modelos para vender às óticas que visitava para comercializar a máquina. A ideia foi um sucesso, e ele resolveu vender seu carro e juntar dinheiro para montar o próprio negócio.
“Montei uma indústria e coloquei uma equipe de vendas para contatar todos os clientes que eu havia feito no trabalho anterior. Com isso, consegui montar uma boa rede rapidamente”, conta Celso.
O passo seguinte surgiu de uma proposta feita por um amigo, que era dono de papelaria. Ele explicou para Celso que estava querendo vender a loja que tinha no shopping de São José do Rio Preto para adquirir um ponto maior no mesmo local. “Ele fez um bom preço e acabei comprando o espaço dele para montar uma loja própria, a Ocularium. Como eu desejava atingir um público de maior poder aquisitivo, coloquei cerca de 25% de produtos meus, e o restante importei de grandes marcas”, explica.
Não satisfeito, Celso também resolveu atingir um público mais popular, e em 2012 inaugurou a primeira unidade do Mercadão dos Óculos. “Vi a oportunidade de conseguir preços baixos comprando em grandes quantidades de fornecedores internacionais e aproveitei. Começamos vendendo produtos de até R$ 99, e hoje o teto é R$ 149”, diz.
Destaque 03 características empreendedoras

Edilson conta que trabalhou como técnico administrativo de uma montadora por 22 anos. Em virtude do tempo que tinha como funcionário, ele jamais imaginou que teria de repensar suas trajetória profissional. Porém, tudo mudou com a crise que atingiu o Brasil em 2015. Em março, não apenas ele, como sua filha, que trabalhava há seis anos na mesma empresa, e seu filho, que era aprendiz no local, perderam os empregos ao mesmo tempo.
“Fiquei como um passarinho quando sai da gaiola, que não conhece o ambiente externo. Faltava pouco para me aposentar e a perspectiva de mudar de área era zero. Alcançar o mesmo patamar em outra empresa, com a idade que tenho, seria impossível”, revela.
A solução para a família começou a aparecer quando sua filha foi convidada para fazer um bico ajudando uma amiga, que era dona de uma unidade da rede de franquias Sóbrancelhas. “Minha esposa tem curso na área de estética, mas ela sempre atendeu em domicílio, como um hobby. Porém, depois de observar o funcionamento da franquia, minha filha veio com a ideia de investirmos em uma unidade”, lembra.
Edilson, então, decidiu unir seus conhecimentos em administração com a experiência da esposa em estética para empreender na área. Para tanto, pegou quase todo o dinheiro que recebeu com a rescisão e investiu em uma unidade da rede em Pindamonhangaba (SP), inaugurada no início de agosto.
Apesar da mudança brusca, ele afirma que tem usado muitos conhecimentos da época em que trabalhava na indústria automotiva. “Sempre cuidei desta parte administrativa, então não muda muita coisa. A maior diferença está na forma de lidar com o público. Agora preciso ter atenção com o atendimento e na apresentação do serviço”, diz.
Por outro lado, ele enxerga algumas vantagens no fato de ser dono do próprio negócio. “Está sendo ótimo para minha autoestima. Antes eu seguia apenas o que era repassado pela direção, mas agora posso implantar os meus conceitos de administração. Tenho muito mais liberdade para colocar em prática novas ideias”, resume, acrescentando que já pretende investir em uma segunda unidade, em São José dos Campos (SP).
Destaque 03 características empreendedoras




OBS: PLANEJAMENTO (CADA ETAPA DO TRABALHO) E TRABALHO EM EQUIPE (DIVISÃO DE TAREFAS/COLETIVIDADE), OK PESSOAL.
BOA ATIVIDADE A TODOS




Bibliografia



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