CURSOS COM CERTIFICADOS

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Conhecendo o mercado concorrente

O MERCADO CONCORRENTE
Dando procedimento aos estudos de criação de uma pequena empresa, vamos falar um pouco sobre o mercado concorrente. Para que sua pequena empresa seja bem-sucedida, você precisa saber sobre a concorrência quase tanto quanto sobre sua própria empresa e clientes. Infelizmente, muitos proprietários de pequenas empresas cometem o erro de esperarem até que um concorrente tenha aberto um negócio do outro lado da rua e esteja reduzindo os lucros para, então, descobrirem quem e o que eles estão enfrentando.
  O QUE É?
Mercado concorrente é formado pelas empresas que oferecem produtos ou serviços idênticos ou similares aos seus, ele atende o mesmo publico e atuam na mesma região, de seu empreendimento.
CONHECENDO SEU CONCORRENTE.
É de grande importância saber quem são seus concorrentes, quantos são e como atuam, então, quanto mais rápido você saber quem são seus concorrentes, mais rápido você saberá como implementar uma estratégia, criando novas maneiras de atender seus clientes e ao mesmo tempo ganhar novos e também visualizar ate novos mercados.
Então, assim como seu cliente, que faz aquela pesquisa antes de escolher um produto ou serviço, assim, você devera fazer para conhecer melhor seu concorrente.
PERGUNTAR
Você achar bom ter concorrente?
SIM
NÃO



COMENTE?

Agora em 4 passos vamos descobrir seus concorrentes.
1-      Identifique seus concorrentes
Quem são os lideres
2-      Analise seus pontos fortes e fracos
Porque os clientes compram dele?
3-      Conhecer as oportunidades e ameaças
Inovação, visão de mercado.
4-      Determine sua posição.
Analise do seu ponto forte e fraco.




Atividade de campo.
FAZENDO UMA PESQUISA DE MERCADO CONCORRENTE
QUEM SÃO MEUS CONCORRENTES DIRETOS

QUEM SÃO MEUS CONCORRENTES INDIRETOS

ONDE ELES ESTÃO LOCALIZADOS

QUAIS AS VANTAGENS DOS SEUS CONCORRENTES, EM RELAÇÃO A SUA EMPRESA.

QUAIS AS DESVANTAGENS DO SEU CONCORRENTE, EM RELAÇÃO A SUA EMPRESA.

COMO SEUS CONCORRENTES SE RELACIONAM COM OS FORNECEDORES

Feito isso, analise como você esta no mercado, faça uma pesquisa juntamente com seus clientes, com uma pontuação de zero a 10, comparando com no mínimo 02 concorrentes.

Seu negocio
Concorrente 1
Concorrente 2
Localização



Imagem



Atendimento



Qualidade dos produtos (serviços)



Variedades de produtos (serviços)



Preço dos produtos (serviços)



Garantia dos produtos (serviços)




Carlos Regis Araujo Pereira

Administrador de empresa/Consultor e Professor de Empreendedorismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário